Alciane Neves, de 30 anos, aproveitou os atendimentos disponibilizados pelo Governo do Estado, para levar os filhos, Erick Davi e Ericka Sofia.

Pensando em cidadania e humanização com foco na integração entre educação e comunidade, o Governo do Amapá promoveu nesta sexta-feira, 25, a ação social “Cepajob em Ação”. A programação do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob) atendeu gratuitamente mais de 400 pessoas em Macapá com serviços de saúde, cidadania, beleza e lazer, destacando o compromisso da instituição com o acolhimento e a inclusão social da população.
Entre os públicos atendidos, o destaque ficou para a Escola Estadual Quilombola Lagoa dos Índios, do bairro Goiabal, em Macapá, que levou cerca de 100 pais e alunos para participar da programação.

Uma das beneficiadas foi a vigilante Alciane Neves dos Santos, de 30 anos, que levou os dois filhos, Erick Davi, de 10 anos, e Ericka Sofia, de 5 anos, estudantes da Escola Estadual Quilombola Lagoa dos Índios para participar do evento. Para ela, a ação foi essencial para oferecer serviços que muitos pais não têm condições de custear no dia a dia.
“Eu achei muito importante, porque sai um pouco da rotina das crianças. Muitos pais não têm condições nem de cortar o cabelo dos filhos, e aqui está sendo ofertado isso, além de brincadeiras e kits de higiene. Acho que deveria ter ainda mais ações como essa, essas atividades agregam valor e fortalecem a nossa comunidade porque ajuda muito quem precisa”, afirmou Alciane, enquanto aguardava para cortar o cabelo dos filhos.

Já para a auxiliar administrativa Kerlany Freire, de 34 anos, a iniciativa vai além do atendimento momentâneo, fortalecendo a integração e o acesso da comunidade a novos serviços.
“Nós viemos do Goiabal com a parceria da escola e estamos aproveitando vários atendimentos, como massoterapia e vacinação. Essas atividades buscam melhorar a saúde da nossa comunidade, que é carente de muitos serviços”, destacou Kerlany, acompanhada da filha Lara Beatriz, de 6 anos.

Na ocasião foram ofertados mais de 30 serviços gratuitos à comunidade, como orientação jurídica, atendimentos médicos com clínicos gerais e oftalmologistas, vacinação, aferição de pressão e glicemia, psicologia, fisioterapia, corte de cabelo, massagens, maquiagens, além de atividades lúdicas como contação de histórias e música ao vivo. Um dos grandes destaques foi o planetário itinerante, que encantou crianças e adultos.
A programação contou ainda com a parceria de instituições como o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), Corpo de Bombeiros Militar, Ordem dos Advogados do Brasil Jovem do Amapá (OAB Jovem), Senac e universidades privadas, reforçando o papel da educação profissional como ferramenta de transformação social e aproximação das políticas públicas da comunidade.