Mais Visão: Governo do Amapá contabiliza quase 698 mil procedimentos realizados pelo programa, entre janeiro de 2023 a setembro de 2025

Coordenado pela Sesa, iniciativa descentralizou os serviços da capital desde 2023, alcançando de forma efetiva os municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque

 

Programa alcança municípios como Tartarugalzinho, entre outros
Programa alcança municípios como Tartarugalzinho, entre outros
Foto: Halana Gama/GEA

O Governo do Amapá segue fortalecendo as ações de cuidado com a visão da população. Entre janeiro de 2023 a setembro de 2025, o Programa Mais Visão realizou 697.657 procedimentos, consolidando-se como uma das maiores iniciativas públicas de saúde ocular do estado. O projeto garante consultas, exames e cirurgias oftalmológicas gratuitas para todas as regiões, promovendo mais qualidade de vida e prevenindo a perda de visão.

Somente este ano, a marca já chega a 269.218 atendimentos. Em setembro, os números se consolidam em 34.218 procedimentos, sendo o de maior destaque o exame de microscopia especular de córnea, com 5.070. A facoemulsificação com implante de lente intraocular, usada para tratar catarata, somou 244 cirurgias em setembro.

Para o secretário adjunto da Assistência Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rinaldo Martins, os números comprovam que a saúde é uma prioridade inegociável na gestão do estado.

Rinaldo Martins, secretário adjunto da Assistência Hospitalar da Sesa
Rinaldo Martins, secretário adjunto da Assistência Hospitalar da Sesa
Foto: Júmior Nery/Sesa

“Esse resultado é fruto de muito cuidado e dos investimentos que o Governo do Amapá tem feito para aproximar e facilitar o acesso da população a tratamentos que antes exigiam longas esperas. Hoje, a realidade é diferente: com mais estrutura e resolutividade, estamos garantindo respeito e dignidade a quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Martins.

Além das cirurgias, o programa realizou milhares de consultas médicas e especializadas, além de exames como biomicroscopia de fundo de olho, mapeamento de retina e topografia computadorizada de córnea, com 2.835 e 5.051 atendimentos respectivamente, que são fundamentais para diagnóstico e tratamento de doenças oculares mais complexas.

Crescimento e resultados

Desde o início do programa, em 2023, até setembro de 2025, o Mais Visão apresentou um crescimento superior a 70% na produção total de atendimentos. Em 2023, as ações se concentravam principalmente na capital; agora, o programa alcança de forma efetiva os municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque, descentralizando os serviços oftalmológicos e garantindo acesso à população do interior.

Desde 2023 até setembro de 2025, programa já realizou mais de 697 mil procedimentos
Desde 2023 até setembro de 2025, programa já realizou mais de 697 mil procedimentos
Foto: Maksuel Martins/GEA

Compromisso com a saúde integral

O sucesso do programa acontece por conta de um fomento firmado com Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) reforçando o compromisso do Governo do Amapá em fortalecer a rede pública, reduzir filas e promover atendimentos humanizados e resolutivos.

Com resultados expressivos e a expansão dos serviços especializados, o Mais Visão segue transformando vidas e reafirmando a política de cuidado contínuo com a saúde ocular dos amapaenses.

Compartilhar artigo:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Sobre

Informação com credibilidade, conteúdo de qualidade e atualização constante.

Post Recentes

© 2024 portalr18.com