Balanço 2025: Turismo do Amapá cresce acima da média nacional e consolida o estado como hub estratégico da Região Norte

De janeiro a outubro de 2025, o Amapá registrou 130.075 passageiros e visitantes e 57.609 veículos circulando pela principal via terrestre de acesso ao estado.

Avanço comprova a efetividade das ações de fomento ao Turismo do Governo do Amapá
Avanço comprova a efetividade das ações de fomento ao Turismo do Governo do Amapá
Foto: Gabriel Penha/GEA

O ano de 2025 marca um período histórico para o turismo do Amapá, com resultados expressivos que confirmam a eficácia das políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado e o fortalecimento como rota estratégica de integração nacional e internacional. O crescimento no fluxo de visitantes, veículos, voos e cruzeiros evidencia a consolidação do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural.

De janeiro a outubro de 2025, o Amapá registrou 130.075 passageiros e visitantes e 57.609 veículos circulando pela principal via terrestre de acesso ao estado. No mesmo período de 2024, os números eram de 94.409 passageiros/visitantes e 43.730 veículos, demonstrando um aumento expressivo. Esse avanço comprova a efetividade das ações de fomento ao Turismo de Fronteira e de Negócios, previstas no Plano Estadual de Turismo e no Plano Brasis – Recorte Amapá, além do fortalecimento das relações bilaterais com a Guiana Francesa.

Syntia Lamarão, secretária de Turismo
Syntia Lamarão, secretária de Turismo
Foto: Gabriel Penha/GEA

“Encerramos 2025 com a certeza de que o turismo do Amapá vive um novo momento. Os resultados que alcançamos são fruto de planejamento, diálogo e de políticas públicas consistentes, alinhadas ao Plano Estadual de Turismo e às diretrizes nacionais. O crescimento no fluxo de visitantes, seja por via terrestre, fluvial, aérea ou marítima, mostra que o Amapá está cada vez mais conectado ao Brasil e ao mundo”, destacou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), no ano de 2025, o estado recebeu 44.658 turistas internacionais, refletindo diretamente o impacto positivo das políticas públicas do Governo do Amapá. Com base na última atualização, o estado ocupa a 12ª posição nacional e a 2ª posição na Região Norte, atrás apenas de Roraima de estados que mais receberam visitantes estrangeiros.

No setor aéreo, 2025 também foi marcado por avanços estruturantes. O Governo do Amapá assinou o ato declaratório que concede à GOL Linhas Aéreas a redução da carga tributária do ICMS sobre o abastecimento com querosene de aviação (QAV) e gasolina de aviação (GAV), reduzindo a alíquota de 18% para 3%, medida que entrou em vigor em julho do ano passado. A iniciativa, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), tem como contrapartida a ampliação da malha aérea e o aumento da oferta de voos para o estado.

O crescimento no fluxo de visitantes, veículos, voos e cruzeiros evidencia a consolidação do turismo como vetor de desenvolvimento
O crescimento no fluxo de visitantes, veículos, voos e cruzeiros evidencia a consolidação do turismo como vetor de desenvolvimento
Foto: Maksuel Martins/GEA

Como resultado direto dessa política, a partir de dezembro, a companhia aérea passará a operar voos diários entre Macapá (AP) e o Rio de Janeiro (RJ), com breve escala em Belém (PA). A nova ligação, que parte do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – RIOgaleão (GIG) com destino ao Aeroporto Internacional de Macapá (MCP), chega em um momento estratégico, acompanhando o crescimento da demanda por viagens de negócios e turismo entre as regiões e fortalecendo a conectividade do Amapá com os principais centros do país.

O turismo marítimo também ganhou destaque em 2025. Pela terceira vez no ano, o cruzeiro internacional Seabourn Adventure atracou em solo amapaense, trazendo mais de 650 turistas internacionais, que tiveram a oportunidade de conhecer as belezas naturais, a cultura e a hospitalidade do estado. A recorrência da escala do cruzeiro reforça o Amapá no roteiro do turismo internacional de alto padrão.

Cruzeiro internacional Seabourn Adventure atracou em solo amapaense pela terceira vez
Cruzeiro internacional Seabourn Adventure atracou em solo amapaense pela terceira vez
Foto: Gabriel Penha/GEA

Compartilhar artigo:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Sobre

Informação com credibilidade, conteúdo de qualidade e atualização constante.

Post Recentes

© 2024 portalr18.com