
Na maior vitrine de negócios da Amazônia, a 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, diferentes serviços e programas que fortalecem o setor econômico serão disponibilizados aos visitantes. Iniciativas que apoiam e impulsionam o empreendedorismo e abertura de novas empresas fazem parte da programação.
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), terá três polos permanentes de atuação no Parque de Exposições da Fazendinha, durante os nove dias do evento, com as principais diretorias. O diretor-presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga destacou que o setor econômico é desenvolvido por pessoas que trabalham em diferentes frentes, e que garantir suporte para quem empreende é uma das funções principais da Agência Amapá.

“Nós estamos levando para Expofeira, que é maior oportunidade de alavancar a economia e promover o surgimento de novos negócios, aquilo que faz parte das nossas ações permanentes. Nós trabalhos para garantir total suporte e incentivo ao setor empreendedor, com programas como o Minha Primeira Empresa e o Selo Amapá”, ressaltou Pitaluga.
A Diretoria de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, fará o acompanhamento e dará o suporte necessários aos expositores do Programa Minha Primeira Empresa, além da pesquisa socioeconômica com os empreendedores e uma equipe disponível para prestar atendimento e dar informações ao público. No pavilhão ExpoAmazônia, haverá ainda lançamento da 6ª edição do programa Minha Primeira Empresa, no dia 2 de setembro, às 19h30.
Já a Diretoria de Desenvolvimento Setorial e Regional, acompanhará a participação das empresas ligadas aos Programas Amapá Solar e Selo Amapá nos Pavilhões ExpoAmazônia e de Inovação, com acompanhamento e avaliação diária dos resultados econômicos e financeiros dos participantes. Empresas do setor de energia e eletromobilidade veicular apresentarão soluções inovadores durante o evento. Haverá ainda empresas de diversos setores da economia apresentando seus produtos certificados com o Selo Amapá, especialmente dos oriundos da bioeconomia amapaense.

Na área em que a Diretoria de Atração de Investimentos estará coordenando, serão realizadas reuniões estratégicas com empresas e executivos dos setores de petróleo, gás e outros segmentos. Haverá ainda um ambiente Petróleo & Gás, onde serão desenvolvidas diversas atividades que incluem exposição de empresas do setor, como Petrobras, Tranpetro, Cia Brasileira Offshore (CBO), rodada de negócios com diversas empresas que farão reuniões com fornecedores e ainda, um local para informar e orientar as pessoas sobre a cadeia produtiva do petróleo.
Além disso, será realizado um seminário específico com empresários e especialistas do mercado de petróleo apresentando as profissões, carreiras e maneiras de fazer negócios com as empresas do segmento. Também haverá ambiente para repassar informações sobre incentivos fiscais estaduais. Outra proposta, é que nesse estande seja feita a divulgação da estrutura e das condições do Distrito Industrial de Macapá-Santana.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.